Casamento

5 verdades que você deve saber sobre: lista de convidados

Chegou o momento mais temido na organização de um casamento: a lista de convidados!
Duvida que ela cause pânico? Então comece a fazer a sua e prepare-se para ter crises de indecisão, culpa e medinho de alguém excluído descobrir e ficar chateado.
Por experiência da noiva aqui, me deparei com alguns surtos pessoais que tive, além de salvar algumas amigas e leitoras que estavam no mesmo estágio que eu.
São 5 dolorosas verdades que podem te ajudar a tratar sua lista com o carinho que merece.

1- Chefe: claro que há exceções, onde o chefe é um mega companheiro e frequenta sua vida pessoal. Neste caso sim, vale incluí-lo na lista. Mas não é porque ele paga seu salário que precisa estar no momento mais importante da sua vida. Observe quantos momentos marcantes da vida dele você esteja, daí dá para fazer um cálculo.

2- Tia da amiga da mãe: sempre tem aquela pessoa que aparece de última hora pedindo pra ir na festa quando descobre que você vai casar. Aquela mesmo que só leva pavê no Natal e presenteia a molecada com meia. Ela nem sabe o nome do seu noivo (a), muito menos quanto tempo estão juntos. Só quer mesmo degustar uma boquinha livre. Sua festa virou caridade? Então corta já!

3- Conhecido não é amigo: não se sinta na obrigação de convidar todas as pessoas que te cumprimentam. A maioria possivelmente só lembra do seu aniversário porque o Facebook manda lembrete.

4- Os amigos mudam: se você começa a organizar muito antes (tipo 1 ano de antecedência), muita coisa pode acontecer. Uma mudança de emprego, novos congressos, pessoas entrando e saindo da sua vida. Aquele amigo de infância pode não ser mais tão próximo assim. E a sua cabeleireira de repente se torna sua melhor amiga. Ou seja, considere que a lista pode (e vai, tenha certeza) mudar muito com a proximidade da data.

5- Quem faz a lista é você, não seus pais: a não ser quando a festa é paga por eles, aí o bom senso diz olá, né minha gente. Se os pais pagam uma boa parte da festa, nada mais justo definir junto com eles quem poderia estar na lista. Agooooora, se o casamento é totalmente bancado pelos noivos, quem define são vocês! E para de ficar com aquele lenga-lenga de “ai meu deus, minha mãe falou que eu TENHO que chamar as 5 primas dela que eu nem conheço”. Você vai casar, comece sua independência agora, nessa lista! 

Sei que todos os itens causaram incomodo e tem muita gente me chamando de rígida, chata e implicante neste momento. O fato é que a escolha dos convidados pode ser um motivo de briga entre o casal se não for uma questão bem resolvida. O ideal é dividir 50% pra cada, daí cada um decide como achar melhor, sem se intrometer no convidado que o outro escolheu.
É tarefa presente em 100% das festas (e não só de casamentos) e deve ser tratada com carinho. Afinal, é nesta lista que estão os escolhidos para compartilhar sua felicidade.
E quer saber? Não dói, e dá muita ansiedade. 😉

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário